Documentário Orí (link abaixo)

Por: Priscila Uirá de Souza

A história dos movimentos negros no Brasil entre 1977 e 1988 é contada no documentário Ôrí, lançado pela cineasta e socióloga Raquel Gerber. Tendo como fio condutor a vida da historiadora e ativista, Beatriz Nascimento, o filme traça um panorama social, político e cultural do país, em busca de uma identidade que contemple também as populações negras, e mostrando a importância dos quilombos na formação da nacionalidade.

Ôrí significa cabeça, um termo de origem Iorubá, povo da África Ocidental, que, por extensão, também designa a consciência negra na sua relação com o tempo, a história e a memória.

Com fotografia de Hermano Penna, Pedro Farkas, Jorge Bodanzky, entre outros, música de Naná Vasconcelos e arranjos de Teese Gohl.

 

edit: o video foi removido do Youtube mas pode ser acessado abaixo no drive:

 

LINK TORRENT:  Documentário Orí

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

8 comentários

  1. Bom dia,
    Me chamo Beatrice Dias, tenho vinte dois anos, faço Letras – Português/Inglês – na UFRJ e estou no sétimo período.
    No momento estou cursando uma disciplina que aborda o tema sobre tradução.
    A partir desse ponto, gostaria de oferecer meus serviços gratuitos de tradução, pois necessito incorporar textos traduzidos por mim no portifólio para entregar no final desta disciplina.
    Caso haja algum documento no qual esteja em Inglês e vocês desejem passá-lo para Português, gostaria de oferecer meus serviços.
    Informo também que os textos antes de serem enviados serão revisados pelos meus colegas de turma e pela minha professora Janine Pimentel.
    Desde já agradeço a atenção.

    Atenciosamente,
    Beatrice Dias

  2. Olá meu nome é Evair Teixeira sou professor de português e francês. Trabalho com questão negra e gostaria de saber como consigo baixar o documentário Orí. Não o encontro no YouTube nem no link do drive. Agradeço desde já.

    1. Olá Evair, atualizei o link via torrent, se não conseguir baixar dessa maneira por favor entre em contato e verei se posso enviar para vc de outra forma. Havia colocado o link no youtube e no drive mas foi retirado por questões de direitos autorais.

      1. Olá, não consigo baixar também via torrent. veja a possibilidade de disponibilizar no Google Drive novamente… Sou gerente de Tecnologia da Informação. Posso postar o filme em dos meus servidores e disponibilizar o link pra vocês. Mas antes, eu preciso ter o arquivo rs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s